EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O TRABALHADOR DO CAMPO: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO À DISTÂNCIA EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS

Autores/as

  • Cláudio Heleno Pinto da Silva Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Danilo de Melo Costa Centro Universitário UNA
  • Thiago Soares Nunes Centro Universitário Una
  • Melissa Midori Martinho Goto Universidade de São Paulo (USP)
  • Cristiane Capelupi Mendes Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG)

Palabras clave:

Educação a Distância, Trabalhador do Campo, Inclusão Digital

Resumen

O presente trabalho faz uma análise crítica da educação a distância (EaD) para o trabalhador do campo por meio do curso técnico em agropecuária, na modalidade a distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG). Em relação ao método, a pesquisa foi classificada como exploratória, predominantemente qualitativa e estudo de caso. A coleta dos dados ocorreu por meio de entrevistas com sujeitos responsáveis pela parte administrativa e/ou acadêmica do curso. Além disso, o estudo apresenta a necessidade que o trabalhador do campo, em específico, tem de profissionalização e acesso a conhecimentos relativos à sua área de atuação, e como a educação a distância vem a contribuir para este propósito, bem como produz concomitantemente um efeito secundário, que é a inclusão digital.

Biografía del autor/a

Cláudio Heleno Pinto da Silva, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Administração na Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Danilo de Melo Costa, Centro Universitário UNA

Doutor em Administração pela UFMG com Doutorado sanduíche pela York University (CAN)

Coordenador e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração no Centro Universitário UNA

Thiago Soares Nunes, Centro Universitário Una

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sanduíche no Departamento de Psicologia Social da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha)

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração no Centro Universitário UNA

Melissa Midori Martinho Goto, Universidade de São Paulo (USP)

Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo (USP)

Cristiane Capelupi Mendes, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG)

Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Presidente Antônio Carlos

Secretária da Diretora de Ensino do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IFSMG)

Publicado

2018-09-20

Cómo citar

Silva, C. H. P. da, Costa, D. de M., Nunes, T. S., Goto, M. M. M., & Mendes, C. C. (2018). EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PARA O TRABALHADOR DO CAMPO: UM ESTUDO NO CURSO TÉCNICO À DISTÂNCIA EM AGROPECUÁRIA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS. Pensamento &Amp; Realidade, 33(1), 37–51. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/32507