FALO DESSE CHÃO, DA NOSSA CASA, VEM QUE TÁ NA HORA DE ARRUMAR: OS SENTIDOS DA DIREÇÃO ESCOLAR
Palabras clave:
Gestão Escolar, Diretor, Gestão Emergente, Construcionismo, Vir-a-serResumen
Esta pesquisa teve como objetivo compreender a gestão escolar no contexto da implantação de um novo modelo de escolha de diretores, a partir da análise dos sentidos construídos pelos diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF’s) do sistema municipal público de Serra-ES. Para tanto, empregou-se uma proposta teórico-metodológica cunhada nos pressupostos da abordagem construcionista de produção dos sentidos. Para a apreensão da realidade estudada, empregou-se entrevistas semiestruturadas e posteriormente a análise de conteúdo para interpretação dos resultados. Como implicações, a pesquisa de campo mostra que os sentidos produzidos pelos diretores se relacionam à mudança engendrada e às expectativas que ela gera, bem como à própria experiência vivenciada no cotidiano. A gestão escolar é, idealmente, de todos e para todos. Deve ser, assim, (re)construída coletivamente. Um importante desafio está relacionado à integração entre e dentro dos vários segmentos da comunidade escolar. O diálogo, que também se manifesta na escuta do(s) outro(s), é um importante mediador das tensões percebidas pelo diretor.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores concedem à revista todos os direitos autorais referentes aos trabalhos publicados. Os conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.