PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: Estudo de casos múltiplos em empresas de consultoria na cidade de São Paulo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i3p125-145

Palabras clave:

Aprendizagem organizacional, Gestão do conhecimento, consultoria, casos múltiplos, análise cruzada

Resumen

A aprendizagem organizacional busca analisar formas de geração, aprimoramento e utilização do conhecimento nas empresas para criar valor e competitividade em seus mercados, e as práticas de aprendizagem organizacional englobam iniciativas adotadas por estas empresas para gerar uma ambiência propícia ao aprendizado, apoiadas e complementadas pelas práticas da gestão do conhecimento. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com análise documental e depoimentos de funcionários em cargos diretivos, para analisar individualmente e de forma cruzada dois casos, de duas organizações de consultoria de grande porte localizadas na cidade de São Paulo, com clientes de diversos portes e segmentos. As percepções, depoimentos e registros obtidos indicam que as práticas existentes visam fornecer um conjunto de capacidades comum às responsabilidades, papeis desempenhados e trilhas de desenvolvimento, para aproveitar experiências anteriores, mapear práticas de sucesso e transferir conhecimentos para padronizar habilidades básicas, e assim embasar a especialização de conhecimentos e viabilizar padrões elevados de entregas obtidas.

Biografía del autor/a

Fernando Rejani Miyazaki, Universidade de São Paulo

Doutorando em Administração, Universidade de São Paulo (desde 2019). Mestre em Administração, Universidade Metodista de São Paulo (2017). Especialista em Gestão Pública, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2013). Tecnólogo em Informática para Gestão de Negócios, Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo (2010).

Márcio Shoiti Kuniyoshi, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Administração, Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Bacharel em Administração de Empresas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991). Professor do curso de graduação do curso de Administração de Empresas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Wilson Aparecido Costa de Amorim, Universidade de São Paulo

Livre Docente, Universidade de São Paulo (2017). Doutor em Administração, Universidade de São Paulo (2007). Mestre em Economia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987). Graduado em Economia, Universidade de São Paulo (1984). Professor associado, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo.

Luiz Roberto Alves, Universidade de São Paulo

Livre Docente, Universidade de São Paulo (1993). Pós-Doutorado, Universidade de Florença (2007). Pós-Doutorado, Università La Sapienza di Roma (1994). Pós-Doutorado, Instituto Metodista de Ensino Superior (1984). Doutor em Letras, Universidade de São Paulo (1981). Especialista em Literatura e Cultura, The Hebrew University of Jerusalem (1976). Graduado em Pedagogia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Bernardo do Campo (1980). Graduado em Letras, Universidade de São Paulo (1972). Professor sênior da Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-02-28

Cómo citar

Miyazaki, F. R., Kuniyoshi, M. S., Amorim, W. A. C. de, & Alves, L. R. (2020). PRÁTICAS DE APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: Estudo de casos múltiplos em empresas de consultoria na cidade de São Paulo. Pensamento &Amp; Realidade, 34(3), 125–145. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2019v34i3p125-145