Empreendedorismo por Necessidade: O Desemprego como Impulsionador da Criação de Novos Negócios no Brasil

Autores/as

  • Vânia Maria Jorge Nassif
  • Alexandre Nabil Ghobril
  • Derly Jardim do Amaral

Resumen

O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência do desemprego no empreendedorismo brasileiro, bem como, mostrar alguns fatores que agem como motivadores na atitude de empreender. Dentro do cenário econômico atual de globalização e alta competitividade, a atividade empreendedora tem se mostrado como uma das mais importantes forças impulsionadoras e estimuladoras de mudanças econômicas e sociais. O relatório GEM 2007 estima que cerca de 460 milhões de pessoas, em todo o mundo, estão envolvidas com empreendedorismo e o Brasil como um dos países com maior número de empreendedores no mundo (9º lugar em 2007; 1º lugar em 2000) e, por outro lado, que a sustentabilidade destes empreendimentos, apresenta-se, na atualidade, menos frágil se comparado com o ano de 2000, na medida em que, segundo o SEBRAE (2007), 53% das empresas fecham antes de completar os primeiros cinco anos de existência, enquanto que em 2000 esse número era de 70%. Este grau de mortalidade representa um enorme desperdício de capital de nossos empreendedores. Sendo assim, na presente pesquisa questionou-se a existência da relação entre o desemprego e o empreendedorismo. A pesquisa foi de natureza exploratória e utilizou-se o método qualitativo. Como instrumento de coleta de dados, elegeu-se a entrevista e os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo. Os respondentes foram escolhidos por serem empreendedores que iniciaram seus empreendimentos a partir de uma situação de desemprego. Depreendeu-se com os resultados da pesquisa que o desemprego somado a um conjunto de outros fatores exerce uma influência considerável no empreendedorismo brasileiro. 

Biografía del autor/a

Vânia Maria Jorge Nassif

Vânia Maria Jorge Nassif é psicóloga pela FFCL-USP, mestre em Educação e doutora em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, É também, professora e coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da UPM e professora colaboradora do Programa de Mestrado Profissional da Faculdade Campo Limpo Paulista – FACCAMP. E-mail: vania.nassif@uol.com.br

Alexandre Nabil Ghobril

Alexandre Nabil Ghobril é engenheiro, mestre em Administração pela FGV e doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é professor e coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UPM. E-mail: ghobril@uol.com.br

Derly Jardim do Amaral

Derly Jardim do Amaral é psicólogo, mestre em Administração pela Universidade Metodista e doutor em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é professor e pesquisador do Núcleo de Empreendedorismo da UPM. E-mail: dj.amaral@uol.com.br

Cómo citar

Nassif, V. M. J., Ghobril, A. N., & do Amaral, D. J. (2011). Empreendedorismo por Necessidade: O Desemprego como Impulsionador da Criação de Novos Negócios no Brasil. Pensamento &Amp; Realidade, 24(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7075

Número

Sección

Artigos