Cabelos cacheados: infância, estereótipos e propaganda contraintuitiva

Autores/as

  • Francisco Leite
  • Carla D. Rabelo Rodrigues
  • Leandro Leonardo Batista

Resumen

O objetivo deste trabalho é tecer observações sobre os efeitos de sentido que a narrativa publicitária contraintuitiva pode produzir na estrutura cognitiva do indivíduo, como também entender alguns reflexos deste discurso no contexto infantil em relação aos estereótipos e preconceitos sociais estéticos. Para aplicar o pensar teórico deste trabalho utilizar-se-á como objeto de exemplificação a peça publicitária audiovisual Cabelos Cacheados produzida para o xampu infantil para cabelos cacheados da Johnson & Johnson (2008).

Biografía del autor/a

Francisco Leite

Francisco Leite é Doutorando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. E-mail: fcoleite@usp.br

Carla D. Rabelo Rodrigues

Carla D. Rabelo Rodrigues é doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. E-mail: carladani@usp.br

Leandro Leonardo Batista

Leandro Leonardo Batista é professor Doutor da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. E-mail: leleba@usp.br

Cómo citar

Leite, F., Rodrigues, C. D. R., & Batista, L. L. (2011). Cabelos cacheados: infância, estereótipos e propaganda contraintuitiva. Pensamento &Amp; Realidade, 25(2). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7236

Número

Sección

Artigos