A MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES E OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores/as

  • Thais França
  • Sandra Silvestre

Resumen

Ao reconhecer nos movimentos sociais um ator privilegiado na luta pela democracia, posto que ultrapassa a ação unicamente institucional, alargando, portanto, a esfera da cidadania, o presente artigo tem como objetivo principal refletir acerca do papel que os novos movimentos sociais desempenham atualmente nas lutas por um projeto alternativo para a democracia.  Mais especificamente discute sobre questões das desigualdades de sexo levantadas pelos movimentos feministas, para tanto, detém-se, particularmente, na Marcha Mundial das Mulheres. Metodologicamente baseia-se nos estudos feministas, a partir de seus pressupostos teórico-epistemológicos e políticos feministas e suas possíveis articulações com a academia.

 

Biografía del autor/a

Thais França

Thais França é doutoranda do Programa em Relações de Trabalho, Desigualdade Social e Sindicalismo, do Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra - Portugal. Mestra em Psicologia do Trabalho pelo Programa Europeu Erasmus Mundus em Psicologia Organizacional, do Trabalho e de Recursos Humanos, (WOP-P) da Universidade de Bologna - (Itália) e Portugal (Coimbra). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Participou da coordenação da Marcha Mundial das Mulheres – Portugal no ano de 2009.

Sandra Silvestre

Sandra Silvestre é licenciada em Relações Internacionais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e especializou-se em Cooperação para o Desenvolvimento pelo Instituto nacional de Administração de Portugal. É formadora especializada em Educação para os Direitos Humanos e Igualdade entre Mulheres e Homens e dirigente associativa da AJP. Autora e co-autora de várias publicações das quais se destaca o livro ‘Somos Diferentes, Somos Iguais. Diversidade, cidadania e educação’. Desenvolve ainda projectos de Teatro da/o Oprimida/o com a movimentos feministas e associações educativas. Desde Setembro de 2010 exerceu funções de assessora parlamentar no Bloco de Esquerda.

Publicado

2011-11-17

Cómo citar

França, T., & Silvestre, S. (2011). A MARCHA MUNDIAL DAS MULHERES E OS NOVOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Pensamento &Amp; Realidade, 26(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7562

Número

Sección

Artigos