GRAMSCI FILÓSOFO DA EDUCAÇÃO OU FILÓSOFO DA PRÁXIS? EXEMPLO DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA OBRA DE ANTONIO GRAMSCI NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores/as

  • Jaime de Oliveira Soares

Resumen

O objetivo do presente texto é esboçar uma resenha crítica sobre um dos livros recém editados pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) por intermédio de sua nova coleção “Educadores” intitulado, “Antonio Gramsci” (MONASTA, 2010). A importância em levar à luz tal obra dá-se principalmente pela ampla distribuição da coleção nas bibliotecas públicas, escolares ou não, em todo o território nacional. Pensamos que os educadores brasileiros, já carentes de todos os meios possíveis na luta por uma educação que garanta um mínimo de qualidade no que se refere ao aprendizado da língua nacional e de sua história, devam participar e questinar se os educadores brasileiros temos que aceitar um material de formação do governo federal de forma passiva, ou devemos elaborar conjuntamente a nossa própria visão, debatendo e discutindo acerca da qualidade do parco material que o governo central nos oferece.

Biografía del autor/a

Jaime de Oliveira Soares

Mestre pelo Programa de Pós-graduados em Ciências Sociais PUC-SP / Graduando em Pedagogia UNIFESP

Publicado

2011-11-17

Cómo citar

Soares, J. de O. (2011). GRAMSCI FILÓSOFO DA EDUCAÇÃO OU FILÓSOFO DA PRÁXIS? EXEMPLO DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA OBRA DE ANTONIO GRAMSCI NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Pensamento &Amp; Realidade, 26(1). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/7565

Número

Sección

Seção Especial