Exclusão digital: um problema social, tecnológico ou econômico?

Autores/as

  • Oscar Cunha Junior

Palabras clave:

Analfabetismo digital, analfabetismo funcional digital, sociedade da informação e do conhecimento

Resumen

Este artigo aborda o tema da exclusão digital sob uma ótica mais abrangente, de modo a envolver mais atores que devem dividir as responsabilidades na inserção das pessoas no mundo digital. Outro aspecto importante neste contexto é desmistificar alguns paradigmas que se criaram, onde se atribui a exclusão digital das pessoas ao fato destas não terem condições de acesso a computadores e às conexões digitais. Por outro lado, não cabe somente aos governantes as ações para reverter este cenário, até porque parte das causas não dependem diretamente de medidas ou políticas governamentais. Embora a exclusão digital ainda não seja objeto de muitas discussões em face de outras prioridades mais latentes, é preciso desde já debater o assunto para que não tenhamos, em curto espaço de tempo, um novo tipo de miséria.

Biografía del autor/a

Oscar Cunha Junior

Oscar Cunha Junior é graduado em Ciências Econômicas e Administração pela FECAP, especialista em Organização, Sistemas e Métodos, mestrando em Engenharia de Produção na UNIP, consultor de empresas e professor da Faculdade São Luis.

Cómo citar

Cunha Junior, O. (2012). Exclusão digital: um problema social, tecnológico ou econômico?. Pensamento &Amp; Realidade, 18. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8368

Número

Sección

Estudos sobre a pobreza