Dimensões do estágio no currículo de formação inicial de professores

Autores/as

  • Helena Maria dos Santos Felício

Palabras clave:

Estágio curricular, formação de professores, currículo

Resumen

O presente texto tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a importância do Estágio no currículo de formação de professores com base em uma construção teórica que privilegia tal componente curricular em quatro dimensões. Ao considerar o Estágio como espaço de construção de aprendizagem, como articulador no currículo de formação, como elo entre diferentes níveis de ensino, e, finalmente, como articulador da relação teoria e prática, o artigo procura evidenciar a necessidade do Estágio na formação de professores ser assumido por todas as disciplinas do Curso, bem como favorecer a construção dialética do conhecimento (ação–reflexão–ação) a partir das práticas de observação, participação e regência, consideradas atividades mestras do Estágio Curricular.

Biografía del autor/a

Helena Maria dos Santos Felício

Helena Maria dos Santos Felício é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP, pedagoga, professora de Orientação e Planejamento de Estágio, Didática e Metodologia e Prática de Pesquisa na Universidade do Vale do Paraíba — Univap.

Cómo citar

Felício, H. M. dos S. (2012). Dimensões do estágio no currículo de formação inicial de professores. Pensamento &Amp; Realidade, 18. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8397

Número

Sección

Artigos