As noções de capital social e pobreza no Brasil

Autores/as

  • Eduardo Loebel

Palabras clave:

Capital social, pobreza.

Resumen

Este artigo é fruto de uma pesquisa exploratória sobre as noções de capital social e seus usos no combate da pobreza no Brasil. Temos três objetivos gerais: (1) apresentar as noções de capital social, histórico e principais autores, (2) relacionar tais noções à questão do combate da pobreza no Brasil e (3) descrever uma situação empírica, a título de ilustração, na qual pode ser identificado o uso de capital social no combate à pobreza. As considerações finais dizem respeito à análise crítica e reflexiva, considerando o desenvolvimento realizado.

Biografía del autor/a

Eduardo Loebel

Administrador de empresas, mestre em Administração pela EAESPFGV, doutorando em Ciências Sociais pela PUC-SP, é membro do Núcleo de Estudos da Subjetividade, Cultura e Cidadania (NESCCI-PUC-SP) e do Núcleo de Estudos Sobre a Pobreza/Faculdade São Luís (NEPO/FSL). É professor na Faculdade São Luís, na EAESP-FGV, ESPM-SP e na FEA-PUC-SP. A pesquisa que deu origem a este texto foi financiada pela Faculdade São Luís.

Cómo citar

Loebel, E. (2012). As noções de capital social e pobreza no Brasil. Pensamento &Amp; Realidade, 14. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8453

Número

Sección

Estudos sobre a pobreza