De Alexandre Graham Bell à Anatel

Autores/as

  • Alexandre Fascina

Palabras clave:

Estatização e Privatização das Telecomunicações, incumbentes da Telefonia, universalização e concorrência

Resumen

As privatizações, bem como as estatizações de empresas, nos diversos setores da sociedade, ocorridas no Brasil ao longo do século XX, nos ajudam a entender os momentos históricos econômicos pelos quais passamos. Analisando a história é possível compreender, por exemplo, o grau de concentração de capital nas mãos da iniciativa privada e a força econômica e política de um determinado Governo. Este artigo tem como objetivo mostrar ao leitor uma análise do setor de telecomunicações no Brasil, em particular o período que marcou a transição do modelo de um monopólio estatal para o duopólio privado (considerado na época a maior privatização do mundo) e sua posterior abertura, bem como as conseqüências para a sociedade.

Biografía del autor/a

Alexandre Fascina

Alexandre Fascina é graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade São Luís e consultor econômico-financeiro da Deloitte Touche Tohmatsu. Integrou a equipe do Consórcio que avaliou e recomendou o preço mínimo para a privatização do Sistema Telebrás em 1998.

Cómo citar

Fascina, A. (2012). De Alexandre Graham Bell à Anatel. Pensamento &Amp; Realidade, 11. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8493

Número

Sección

Artigos