Processo decisório: uma definição

Autores/as

  • Rogerio Araujo Medeiros

Palabras clave:

Tomada de decisão, processo decisório, racionalidade

Resumen

Os teóricos clássicos da administração (Taylor e Fayol) defendiam que a gerência deveria estar voltada para questões formais da organização, produzindo arranjos mais racionais e, com isto, alcançar a máxima eficiência organizacional. Estes arranjos são determinados pela capacidade do tomador de decisão, isto é, dependem do nível de informação e conhecimento do comportamento das variáveis que influenciam o ambiente (externo e interno), no qual ele se encontra.Considerando que o homem, no caso o tomador de decisão, não consegue conhecer todas as alternativas em curso e suas conseqüências, como os economistas clássicos acreditavam, o presente artigo tem a pretensão de: a) auxiliar os administradores na compreensão do processo decisório, mais precisamente quanto às racionalidades adotadas no ato de decidir e, assim, subsidiar o aperfeiçoamento do processo de tomada de decisão; b) ampliar o conhecimento, melhorar a eficiência produtiva e gerencial dos tomadores de decisão.

Biografía del autor/a

Rogerio Araujo Medeiros

Rogerio Araujo Medeiros é mestrando em administração de empresas, na PUC/SP, e trabalha como Analista de Recursos Assistências IV, na Fundação CESP.

Cómo citar

Medeiros, R. A. (2012). Processo decisório: uma definição. Pensamento &Amp; Realidade, 5. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8571

Número

Sección

Artigos