E A SÍNDROME DE BURNOUT NOS TRABALHADORES DE RECURSOS HUMANOS?

Autores/as

  • Juliana Aparecida de Oliveira Camilo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP
  • Myrt Thânia Cruz Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP
  • Dione Fagundes Nunes Gomes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Palabras clave:

Síndrome de Burnout, adoecimento, Recursos Humanos.

Resumen

Síndromes podem transformar-se em argumentos para os discursos individualizantes que culpabilizam o trabalhador. Ainda assim, podem trazer visibilidade para as perversões organizacionais. O objetivo do estudo foi mapear e analisar as publicações brasileiras sobre a Síndrome de Burnout em profissionais de Recursos Humanos. Para tanto, procedeu-se à busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas da Scientific Electronic Library Online - SciELO  (sem período definido) e Portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (janeiro de 2005 a janeiro de 2015) de estudos que continham “Síndrome de Burnout” ou “Burnout”. Foram identificadas 208 publicações no Portal Scielo e 145 no Portal CAPES, sendo que em apenas duas delas os sujeitos das pesquisas foram os trabalhadores de Recursos Humanos.

Biografía del autor/a

Juliana Aparecida de Oliveira Camilo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Doutoranda em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Professora nos cursos de Psicologia e Administração da PUC/SP.

Myrt Thânia Cruz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Professora Assistente Doutora da PUC/SP.

Dione Fagundes Nunes Gomes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP

Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP; Professora no curso de Administração da PUC/SP.

Publicado

2015-12-18

Cómo citar

Camilo, J. A. de O., Cruz, M. T., & Gomes, D. F. N. (2015). E A SÍNDROME DE BURNOUT NOS TRABALHADORES DE RECURSOS HUMANOS?. Pensamento &Amp; Realidade, 30(3). Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/25921