Cooperativismo: estratégia competitiva para a população de baixa renda e pequenos empreendimentos

Autores/as

  • Álvaro da Cunha Caldeira

Palabras clave:

Pequenos empreendimentos, população de baixa renda, produtividade, estratégia competitiva, Cooperativismo

Resumen

Este artigo descreve o cenário sócio econômico, formal e informal, que afeta negativamente a população de baixa renda e no qual atuam os pequenos empreendimentos no Brasil, de modo a identificar estímulos à sua formalização e contextualizar o Cooperativismo como a estratégia de negócios mais adequada ao incremento da produtividade no universo dos pequenos empreendimentos. São apresentados exemplos que representam pólos opostos de aplicação do Cooperativismo, que demonstram sua versatilidade estratégica. Por fim, conclui-se que o Cooperativismo abrange largo espectro econômico capaz de atender a múltiplos níveis de necessidades mercadológicas, com significativas vantagens competitivas sobre as empresas mercantis tradicionais.

Biografía del autor/a

Álvaro da Cunha Caldeira

Álvaro da Cunha Caldeira é graduado em Arquitetura pela Universidade de São Paulo e em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com especialização em Finanças Públicas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e MBA pela Business School São Paulo; é mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista, professor do Instituto Nacional de Pós-Graduação e consultor de empresas.

Cómo citar

Caldeira, Álvaro da C. (2012). Cooperativismo: estratégia competitiva para a população de baixa renda e pequenos empreendimentos. Pensamento &Amp; Realidade, 20. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8344

Número

Sección

Estudos sobre a pobreza