Um instrumento de avaliação de qualidade de software educacional: como elaborá-lo

Autores/as

  • Ana Paula Gladcheff
  • Rosely Sanches
  • Dilma Menezes da Silva

Resumen

A utilização de softwares educacionais no ambiente de ensinoaprendizagem tem sido cada vez mais freqüente em todos os níveis da educação. No entanto, os professores devem estar atentos a fim de garantir que esses produtos sejam utilizados de forma responsável, com potencialidades pedagógicas realmente verdadeiras. Assim, é fundamental que se coloque em reflexão o tema “Avaliação de Qualidade de Produto de Software Educacional”. Essa área de trabalho é bastante complexa, pois um produto com essa especificidade deve ser avaliado tendo como base não apenas características técnicas, mas também, características ligadas à educação. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um processo para elaboração de um instrumento, na forma de questionários, que serve para avaliar um produto de software educacional, tendo como metodologia básica a abordagem “Goal/Question/Metric”.

Biografía del autor/a

Ana Paula Gladcheff

Ana Paula Gladcheff é mestre em Ciência da Computação no Instituto de Matemática e Estatística da USP/São Paulo e professora na Faculdade São Luís

Rosely Sanches

Rosely Sanches é doutora em Gerenciamento na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP/São Paulo e professora no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP/São Carlos

Dilma Menezes da Silva

Dilma Menezes da Silva é PhD em Software Systems no Georgia Institute of Technology e pesquisadora no IBM TJ Watson Research, New York.

Cómo citar

Gladcheff, A. P., Sanches, R., & Silva, D. M. da. (2012). Um instrumento de avaliação de qualidade de software educacional: como elaborá-lo. Pensamento &Amp; Realidade, 11. Recuperado a partir de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8484

Número

Sección

Artigos