MODELOS DE CORPORATE VENTURING DE CAMPBELL: estudos de múltiplos casos sobre seus usos em empresas atuantes no Brasil
Palavras-chave:
Corporate venturing, desenvolvimento de novos negócios, plano de negócio, times de criação de negócios corporativos, empreendedorismo corporativoResumo
Esta pesquisa foi realizada em cinco empresas de grande porte atuantes no Brasil e que praticam corporate venturing. Os principais objetivos da pesquisa foram: a) estudar como as empresas atuantes no Brasil empreendem o corporate venturing e, se no exercício destas atividades são aplicados os modelos conceituais e operacionais sistematizados por Campbell; b) Identificar como as práticas de corporate venturing realizadas pelas empresas atuantes no Brasil se assemelham ou se diferenciam daquelas prescritas pelos modelos sistematizados por Campbell e c) Contribuir com os conhecimentos sobre as práticas de corporate venturing empreendidas pelas empresas atuantes no Brasil. Para atingir estes objetivos, o método utilizado na pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. As principais conclusões do estudo revelaram que as empresas estudadas organizam e desenvolvem o corporate venturing sem levar em consideração as dimensões conceituais e operacionais caracterizadas por Campbell. Outra conclusão da pesquisa foi à identificação da existência de uma relação direta entre a quantidade e diversidade de oportunidades de negócios analisadas pelos profissionais de corporate venturing pelas empresas estudadas e os negócios empreendidos de fato. Finalmente, conclui-se que as empresas estudadas que possuem unidades de corporate venturing alinhadas aos modelos de Campbell, corroborada por três casos, apresentam indícios de que este alinhamento seja uma condição necessária para estas atividades.
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