CRIATIVIDADE À BRASILEIRA: O JEITINHO PARA DRIBLAR CRISES

Autores

  • Giovanni Tavares Pereira
  • Cristiano Max Pinheiro Universidade Feevale
  • Marinês Andrea Kunz

Resumo

Este artigo busca traçar um panorama sobre a formação cultural do povo brasileiro a partir da sua miscigenação durante a formação do país e como essa miscigenação resultou em um país onde a adaptabilidade a outras culturas, ao ambiente e à falta de regras acabou por criar uma característica de personalidade do povo brasileiro, o “jeitinho brasileiro”, o qual, em uma esfera de aplicação prática da criatividade para solucionar problemas materiais com imediatismo se traduz na “questão da gambiarra”, a qual, em um nível mais elevado de acabamento e tecnologia pode resultar em exemplos mais evoluídos de criatividade aplicada, gerando produtos e serviços inovadores.

Biografia do Autor

Giovanni Tavares Pereira

Mestrando em Indústria Criativa (Universidade Feevale); especialista em Cinema (Universidade Tuiuti do Paraná); graduado em Publicidade e Propaganda (UFSM); professor na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing de Porto Alegre).

Cristiano Max Pinheiro, Universidade Feevale

Doutor em Comunicação Social (PUCRS); coordenador dos Cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda e professor do Mestrado em Indústria Criativa da Universidade Feevale.

Marinês Andrea Kunz

Doutora em Lingüística e Letras (PUCRS); professora do Mestrado em Indústria Criativa e do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale.

Downloads

Publicado

2015-01-27

Como Citar

Pereira, G. T., Pinheiro, C. M., & Kunz, M. A. (2015). CRIATIVIDADE À BRASILEIRA: O JEITINHO PARA DRIBLAR CRISES. Pensamento &Amp; Realidade, 29(3), 12. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/21192