CURRÍCULO, INTERDISCIPLINARIDADE E O PENSAMENTO SISTÊMICO NOVO-PARADIGMÁTICO COMO INOVAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Rosa Maria Furlani Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.
  • Elaine Ribeiro De Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Currículo. Interdisciplinaridade. Complexidade

Resumo

Muito embora a escola não tenha condições de transmitir toda a cultura de uma sociedade é no processo formativo que se verifica o ensino de um conjunto de conhecimentos, inclusive aqueles que permitem o avanço científico. O currículo representa aquilo que professores e estudantes fazem com conhecimento e tem de ser visto em suas ações e em seus efeitos, caracterizando uma identidade. Nesse processo, é preciso ir além das fronteiras das disciplinas e promover a interdisciplinaridade, caracterizada pela intensidade das trocas entre os especialistas e grau de interação no interior de um mesmo projeto, caminhando rumo à complexidade das relações estabelecidas no mundo contemporâneo: social, política, econômica, negócios, cultural, enfim, numa nova vertente intitulada “pensamento sistêmico novo-paradigmático”. Neste estudo de cunho qualitativo e descritivo, procurou-se rever a literatura sobre os temas currículo, interdisciplinaridade e complexidade, além de avaliar o resultado de pesquisas recentes que contemplaram o ensino no curso de Administração e sua relação com os temas centrais. A despeito das limitações deste estudo, ficou evidenciada a emergência de novas pesquisas sobre o tema e da implantação de projetos, programas e políticas que efetivamente comprometam-se com um processo de mudança voltado para a melhoria da qualidade dos cursos de Administração.

Biografia do Autor

Rosa Maria Furlani, Doutoranda em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP.

Doutoranda em Administração (PUC/SP), Mestre em Educação Escolar/Gestão Educacional (UNESP), Especialista em Gestão Avançada de Recursos Humanos (INPG), Graduada em Administração de Empresas (PUC/SP). Atualmente é docente em tempo integral do Centro Universitário de Rio Preto - UNIRP, Coordenadora do Curso de Graduação em Administração e de Pós-graduação Lato Sensu da UNIRP,

Elaine Ribeiro De Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOUTORANDA EM ADMINISTRAÇÃO NA PUC-SP, MESTRE em Administração PUC/SP.

Bolsista CAPES/PROSUP.

Downloads

Publicado

2015-07-13

Como Citar

Furlani, R. M., & Oliveira, E. R. D. (2015). CURRÍCULO, INTERDISCIPLINARIDADE E O PENSAMENTO SISTÊMICO NOVO-PARADIGMÁTICO COMO INOVAÇÃO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Pensamento &Amp; Realidade, 30(1), 22. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/22536