VANTAGENS COMPETITIVAS SOB A ÓTICA DO VRIO: Um Estudo de Caso no Setor Contábil

Autores

  • Laís Braga Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Renan Felinto de Farias Aires Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i1.p1-16

Palavras-chave:

Setor Contábil, Modelo VRIO, Resource-Based View, Vantagem Competitiva

Resumo

A volubilidade do âmbito empresarial requer que as empresas tenham elementos estratégicos que possam conferir vantagens competitivas para a sobrevivência no mercado. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo analisar o potencial competitivo de um escritório de contabilidade localizado em Mossoró/RN tendo como base a Resource-Based View. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso de caráter descritivo cuja coleta dos dados foi realizada através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados foi feita qualitativamente, utilizando o modelo VRIO como método de interpretação. Os resultados encontrados revelaram as implicações competitivas dos recursos e capacidades estratégicos, destacando que, dos sete analisados, seis apresentaram potencial de gerar vantagem competitiva para a empresa, sendo quatro sustentáveis e duas temporárias. De forma geral, o presente trabalho ofereceu um panorama competitivo para a empresa estudada, revelando o real potencial de seus recursos e capacidades.

Biografia do Autor

Laís Braga , Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Graduanda em Administração e Bolsista de Iniciação Cinetífica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Renan Felinto de Farias Aires, Professor do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PPGA/UFRN

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Publicado

2024-04-28

Como Citar

Braga , L., & Aires, R. F. de F. (2024). VANTAGENS COMPETITIVAS SOB A ÓTICA DO VRIO: Um Estudo de Caso no Setor Contábil: . Pensamento &Amp; Realidade, 38(1), 1–13. https://doi.org/10.23925/2237-4418.2023v38i1.p1-16