ENTRE O ESTUDO E O TRABALHO: PADRÕES E TENDÊNCIAS DA ALOCAÇÃO DE TEMPO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO BRASIL DE 1988 A 2005
Resumo
A alocação de tempo de crianças e adolescentes é motivo de ampla discussão na literatura acadêmica internacional, especialmente no que diz respeito à alocação de tempo em atividades produtivas. Este trabalho tem por objetivo contribuir no debate sobre os fatores historicamente associados ao trabalho de crianças e adolescentes no Brasil, trazendo à discussão linhas interpretativas de origens distintas – a economia domiciliar, a teoria dos cursos de vida, e a sociologia econômica – através do teste de hipóteses específicas derivadas. Do ponto de vista empírico, foram utilizadas todas as bases de microdados da PNAD – Pesquisa Nacional por Amostragem Domiciliar – disponíveis entre 1988 e 2005, recortadas para a faixa etária entre 10 e 15 anos de idade. Destas bases de dados foram extraídas estatísticas descritivas, visando caracterizar diferenças e semelhanças entre o perfil dos jovens de acordo com as categorias de alocação de tempo – apenas trabalho, conjugação entre trabalho e estudo, apenas estudo e nenhuma das duas atividades – e estatísticas inferenciais, com a aplicação de um modelo de regressão logit multinomial, objetivando medir o nível de associação das crianças e adolescentes às categorias de alocação de tempo de acordo com variáveis específicas assumidas como proxy para o teste das hipóteses de trabalho. Os principais resultados demonstram a concentração crescente e, ao fim do período, quase exclusiva, do trabalho nesta faixa etária dentro da categoria estudo e trabalho; a alta associação do trabalho das crianças e adolescentes com o histórico familiar de trabalho na juventude; a crescente associação entre a existência de pais ocupados – especialmente a mãe – e a alocação de tempo dos jovens em trabalho; e a grande diferença no que tange à dinâmica de fatores historicamente associados à alocação de tempo na conjugação entre estudo e trabalho e apenas em trabalho. Entre as principais conclusões temos que este trabalho evidencia um fenômeno social que passou por profundas transformações no período analisado, o que implica na mudança constante na dinâmica dos fatores associados; além de demonstrar como o trabalho para esta faixa etária associa-se a uma gama de fatores muito diversa, entre eles especialmente a composição familiar, o histórico e a situação atual da família com relação ao mercado de trabalho e ao sistema educacional.
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