A correção monetária no financiamento de imóveis

Autores

  • Cristiano Gimenes

Palavras-chave:

Tabela Price, sistema SAC, correção monetária

Resumo

Em linhas gerais, um imóvel pode ser adquirido à vista, a prazo ou por troca. Sobre a compra à vista não há problema, alguns cuidados devem ser tomados em relação à burocracia. Na compra a prazo, a situação é diferente. Ao financiar um imóvel novo ou usado é preciso ter em mente que se contrairá (na maioria dos casos) uma dívida de longo prazo. Várias empresas podem viabilizar esse financiamento. As instituições financeiras, principalmente a Caixa Econômica Federal, agora, em agosto de 2002, puderam retomar o financiamento de imóveis usados. Existem dois sistemas de financiamento de imóveis: o sistema de amortização constante (SAC) e o sistema de pagamentos constantes (PRICE). As construtoras financiam imóveis novos, quase sempre pelo sistema Price. Vale ressaltar que, em qualquer forma de financiamento, devido ao tempo considerado, as parcelas serão fatalmente reajustadas. Podese também afirmar que quanto maior o prazo de financiamento, maior a quantidade de juros auferidos e pagos. O artigo tem por objetivo abordar a correção das parcelas e sua relação com o sistema de amortização de empréstimos chamado PRICE. Questões serão levantadas sobre essa relação, sobre o comprometimento de renda do financiado em longo prazo e o risco que as instituições correm com este tipo de sistema.

Biografia do Autor

Cristiano Gimenes

Cristiano M. Gimenes é administrador de empresas, mestrando pela PUC/SP, professor de Matemática Financeira e Finanças, revisor técnico da Revista da Associação de Pós graduandos da PUC/SP.

Downloads

Como Citar

Gimenes, C. (2012). A correção monetária no financiamento de imóveis. Pensamento &Amp; Realidade, 11. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pensamentorealidade/article/view/8495

Edição

Seção

Artigos