Descolonização dos saberes africanos: reflexões sobre história e cultura africana no contexto da lei 10.639/03
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i11p%25pPalavras-chave:
saberes africanos, identidade, colonialidade, racismo, representaçãoResumo
Este artigo tem por objetivo, fazer uma breve reflexão sobre os saberes africanos gerados a partir do contexto colonial. Pretendemos, com isso, demonstrar como as teorias ideológicas eurocêntricas construíram um conjunto de saberes sobre a África pautado em falsificações históricas e até mitos que serviram como fonte das imagens estereotipadas sobre o continente e seus povos e que ainda permeiam nossos discursos e práticas hoje. Com base na estrutura ideológica comum ao colonialismo, ao imperialismo e ao discurso racista, partimos do princípio de que uma consciência crítica dos efeitos intelectuais do legado eurocêntrico que justificaram e legitimaram o colonianilismo é indispensável para compreendermos o conjunto de representações negativas contemporâneas sobre a história e cultura(s) africana.Métricas
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Como Citar
Vieira, F. S. da S. (2013). Descolonização dos saberes africanos: reflexões sobre história e cultura africana no contexto da lei 10.639/03. Ponto-e-Vírgula, (11). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i11p%p
Edição
Seção
Dossiê Educação e Cultura II
Licença
Copyright (c) 1969 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

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