Descolonização dos saberes africanos: reflexões sobre história e cultura africana no contexto da lei 10.639/03

Auteurs-es

  • Francisco Sandro da Silveira Vieira

DOI :

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i11p%25p

Mots-clés :

saberes africanos, identidade, colonialidade, racismo, representação

Résumé

Este artigo tem por objetivo, fazer uma breve reflexão sobre os saberes africanos gerados a partir do contexto colonial. Pretendemos, com isso, demonstrar como as teorias ideológicas eurocêntricas construíram um conjunto de saberes sobre a África pautado em falsificações históricas e até mitos que serviram como fonte das imagens estereotipadas sobre o continente e seus povos e que ainda permeiam nossos discursos e práticas hoje. Com base na estrutura ideológica comum ao colonialismo, ao imperialismo e ao discurso racista, partimos do princípio de que uma consciência crítica dos efeitos intelectuais do legado eurocêntrico que justificaram e legitimaram o colonianilismo é indispensável para compreendermos o conjunto de representações negativas contemporâneas sobre a história e cultura(s) africana.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Téléchargements

Comment citer

Vieira, F. S. da S. (2013). Descolonização dos saberes africanos: reflexões sobre história e cultura africana no contexto da lei 10.639/03. Ponto-e-Vírgula, (11). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i11p%p

Numéro

Rubrique

Dossiê Educação e Cultura II