Antropologia, diversidade e educação: um campo de possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2011i10p%25pPalavras-chave:
antropologia, educação, cultura, diversidade, formação de professoresResumo
O diálogo entre antropologia e educação é o principal eixo do debate que se coloca como sendo de muitas possibilidades, porém, não isento de tensões e conflitos. As diferentes concepções de culturas forjadas pelas diversas abordagens antropológicas no tempo mostram como a cultura é hoje terreno escorregadio, manipulado e manipulável no campo da educação, tanto quanto pode sê-lo no campo conceitual que lhe é próprio. O atual diálogo entre antropologia e educação tem por meta responder às questões postas pela cultura no tempo presente, quando se reconhece a diversidade social e cultural de diferentes grupos, de modo a resgatar no universo da cultura sua condição de “campo político de muitas possibilidades...”. Por princípio, defende-se aqui, a emergência de uma Antropologia da Educação crítica e moderna capaz de transfigurar os processos formativos em vários campos, dentre estes, a Pedagogia e os cursos de formação de professores.Métricas
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Como Citar
Gusmão, N. M. M. de. (2013). Antropologia, diversidade e educação: um campo de possibilidades. Ponto-e-Vírgula, (10). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2011i10p%p
Edição
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Dossiê Educação e Cultura
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