Comunicação política e decisão de voto: o que as pesquisas revelam

Tania Maria Vidigal Limeira, Tania Maia

Resumo


Este texto visou promover um diálogo entre pesquisadores que realizaram estudos teóricos e empíricos sobre o comportamento eleitoral no Brasil, destacando a centralidade da mídia, da propaganda política e das interações sociais na decisão de voto. Em geral, as análises indicam que a construção da decisão de voto do eleitorado é fortemente influenciada pelas mensagens midiáticas, pelas estratégias de propaganda dos partidos e candidatos, bem como pelas interações sociais vivenciadas pelos eleitores ao longo da campanha eleitoral. Alguns pesquisadores argumentaram sobre a necessidade de desenvolver novos modelos analíticos para demonstrar os efeitos da comunicação política sobre a decisão do eleitor, aprofundando as influências específicas das diversas variáveis comunicacionais ao longo do processo complexo que é o comportamento político da população.

Palavras-chave


comunicação; política; decisão de voto; campanha eleitoral; comportamento eleitoral

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DOI: https://doi.org/10.23925/1982-4807.2010i8p%25p

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