Comunicação política e decisão de voto: o que as pesquisas revelam

Autores/as

  • Tania Maria Vidigal Limeira
  • Tania Maia

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2010i8p%25p

Palabras clave:

comunicação, política, decisão de voto, campanha eleitoral, comportamento eleitoral

Resumen

Este texto visou promover um diálogo entre pesquisadores que realizaram estudos teóricos e empíricos sobre o comportamento eleitoral no Brasil, destacando a centralidade da mídia, da propaganda política e das interações sociais na decisão de voto. Em geral, as análises indicam que a construção da decisão de voto do eleitorado é fortemente influenciada pelas mensagens midiáticas, pelas estratégias de propaganda dos partidos e candidatos, bem como pelas interações sociais vivenciadas pelos eleitores ao longo da campanha eleitoral. Alguns pesquisadores argumentaram sobre a necessidade de desenvolver novos modelos analíticos para demonstrar os efeitos da comunicação política sobre a decisão do eleitor, aprofundando as influências específicas das diversas variáveis comunicacionais ao longo do processo complexo que é o comportamento político da população.

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Cómo citar

Limeira, T. M. V., & Maia, T. (2013). Comunicação política e decisão de voto: o que as pesquisas revelam. Ponto-e-Vírgula, (8). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2010i8p%p

Número

Sección

Dossiê Comunicação e Política