O horror à guerra: uma análise a partir de Käthe Kollwitz e Goya

Autores

  • Rafael de Paula Aguiar Araújo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2009i6p%25p

Palavras-chave:

horror, arte, pensamento, política, guerra

Resumo

Este artigo parte do princípio que a experiência do horror acompanha o homem desde as primeiras formas sociais e que, através dela, é possível lançar um olhar sobre a condição humana e sobre as situações geradas pela difícil sociabilidade. A análise dessas dificuldades implica o reconhecimento das circunstâncias que atuam sobre os homens e configuram situações de violência, impotência e sofrimento. A partir da relação existente entre arte e pensamento, o artigo analisa o horror à guerra. Para isso, foram estudadas duas obras de Goya, Os fuzilamentos de 3 de maio (1814) e Nada ello dirá! (Desastres da guerra) (1812-1820), além de uma obra de Käthe Kollwitz, As mães (1922-1923).

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Como Citar

Araújo, R. de P. A. (2013). O horror à guerra: uma análise a partir de Käthe Kollwitz e Goya. Ponto-e-Vírgula, (6). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2009i6p%p

Edição

Seção

Dossiê Arte-Ciência