‘Escreva-nos’: a participação do leitor no jornalismo infantojuvenil brasileiro e português

Autores/as

  • Juliana Doretto Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2014i16p%25p

Palabras clave:

jornalismo, infância, audiência, participação do leitor

Resumen

Este trabalho trata da participação de leitores no jornalismo infantil no Brasil e em Portugal. Discutimos o que Buckingham (2009) entende como direito à participação nos media: é preciso ―ver as crianças a conseguirem falar mais directamente, colectivamente e aos produtores e legisladores‖. Nesta proposta, analisamos cartas enviadas à revista mensal ―Visão Júnior‖, única publicação jornalística destinada às crianças em Portugal, e ao magazine brasileiro ―Ciência Hoje das Crianças‖, voltado à divulgação científica para o público infantojuvenil. Estudamos as cartas publicadas no primeiro semestre de 2014 pelas duas revistas. Observamos que as sugestões de pauta são as que predominam, o que indica uma audiência infantil ativa, que busca melhores representações midiáticas da infância contemporânea. Nota-se também que boa parte das mensagens foi enviada por meninas, que, ao contrário dos meninos, parecem cultivar uma relação de fã com o jornalismo a elas destinado.

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Biografía del autor/a

Juliana Doretto, Universidade Nova de Lisboa

Cómo citar

Doretto, J. (2015). ‘Escreva-nos’: a participação do leitor no jornalismo infantojuvenil brasileiro e português. Ponto-e-Vírgula, (16). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2014i16p%p