‘Escreva-nos’: a participação do leitor no jornalismo infantojuvenil brasileiro e português
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2014i16p%25pPalavras-chave:
jornalismo, infância, audiência, participação do leitorResumo
Este trabalho trata da participação de leitores no jornalismo infantil no Brasil e em Portugal. Discutimos o que Buckingham (2009) entende como direito à participação nos media: é preciso ―ver as crianças a conseguirem falar mais directamente, colectivamente e aos produtores e legisladores‖. Nesta proposta, analisamos cartas enviadas à revista mensal ―Visão Júnior‖, única publicação jornalística destinada às crianças em Portugal, e ao magazine brasileiro ―Ciência Hoje das Crianças‖, voltado à divulgação científica para o público infantojuvenil. Estudamos as cartas publicadas no primeiro semestre de 2014 pelas duas revistas. Observamos que as sugestões de pauta são as que predominam, o que indica uma audiência infantil ativa, que busca melhores representações midiáticas da infância contemporânea. Nota-se também que boa parte das mensagens foi enviada por meninas, que, ao contrário dos meninos, parecem cultivar uma relação de fã com o jornalismo a elas destinado.Métricas
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Como Citar
Doretto, J. (2015). ‘Escreva-nos’: a participação do leitor no jornalismo infantojuvenil brasileiro e português. Ponto-e-Vírgula, (16). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2014i16p%p
Edição
Seção
Dossiê
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Copyright (c) 1969 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

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