Imigrantes e refugiados
a vivência de uma experiência formativa multiletrada com professores e formadores
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p83-96Palavras-chave:
experiência formativa, imigrantes e refugiados, multiletramentos, professores, formadoresResumo
O presente artigo incide no compartilhamento de uma proposta formativa realizada para o mestrado profissional em Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo na disciplina “Multiculturalidade, multimídia e multimodalidade na formação de educadores e de formadores” sobre uma problemática pertinente e atual: refugiados e imigrantes no Brasil. A formação envolveu a criação e apresentação de uma proposta de formação de professores com intenção crítica colaborativa (LIBERALI, 2015) e a expansão de práticas educativas por meio da Pedagogia dos multiletramentos (NEW LONDON GROUP, 1996/2000; ROJO, 2009). Desenvolvida a partir das competências e habilidades destacadas pela Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017), integrou um trabalho interdisciplinar com a articulação de áreas do conhecimento e expectativas de aprendizagens correspondentes aos anos iniciais do ensino fundamental. Como ponto de partida e momento de “prática situada”, optou-se por um tema norteador com a leitura da obra literária “A viagem” da autora Francesca Sanna (2016). Essa imersão na história propiciou a oportunidade de inserção no tema e relacionou-se à sequência de vivências propostas com o objetivo de criar empatia com as pessoas que vivem entre as problemáticas estabelecidas, por permitir imaginar-se e colocar-se minimamente no lugar do outro, como também pela descoberta das sensações e sentimentos despertados por sua participação. Além da leitura, a proposta de formação possibilitou experimentar e presenciar por meio de múltiplos recursos, novos olhares, sentimentos, pensamentos e ações transformativas dos multisaberes. Essa proposta tem como objetivo impulsionar a empatia com imigrantes e refugiados, por organizar estratégias didáticas que permitam alunos, professores e formadores a percepção sobre o lugar do outro, com sensações e sentimentos despertados por sua interação na proposta formativa. O desenvolvimento dessa formação acontece a partir de uma situação ou vivência por meio de “instrução evidente”, o que permite a participação ativa e crítica dos participantes em debates e reflexões, e a explanação sobre os diferentes aspectos de determinado assunto, propiciando o momento do “enquadramento crítico”, que traz luz à solução das problematizações. Na culminância da proposta espera-se que os sujeitos possam compartilhar seus entendimentos na “prática transformada” e materializá-la pela elaboração de um roteiro para sintetizar seus aprendizados durante todo processo, com a utilização de mídias diferenciadas para representar suas aprendizagens e desenvolver a reflexão crítica sobre a diversidade cultural e territorial dos processos migratórios.
Referências
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/image/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 08 set. 2020.
BRASIL, Presidência da República Casa Civil. LEI Nº 9.474, DE 22 DE JULHO DE 1997.
BRASIL, Presidência da República Secretaria-Geral. LEI Nº 13.445, DE 24 DE MAIO DE 2017.
BERTOTTI, Patricia Soares da Silva; CÂNDIDO, Ana Clara. (2019). Mapa de Empatia para os Estudos de Usuários da Informação: proposta de abordagem interdisciplinar. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 33, n. 1, p. 94-111, jan./jun. 2019.
BEVILAQUA, R. (2013). Novos estudos do Letramento e Multiletramentos: Divergências e confluências. Rev. Let – Revista Virtual de Letras, v. 05, nº 01, jan./jul. 2013.
CONNOR, P. (2010). Explaining the Refugee Gap: Economic Outcomes of Refugees versus Other Immigrants. Journal of Refugee Studies, v. 23, n. 3, p. 377-397. DOI 10.1093/jrs/feq025, 2010.
COPE, B.; KALANTZIS, M. (2000). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000.
DECCACHE-MAIA, Eline. GRAÇA, Ricardo. Animação Stop Motion: Experimentando a arte em sala de aula. Rio de Janeiro, Editora Publit.
DUBAR, Claude. (1997). A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora.
ENGESTRÖM, Y. (2016). Aprendizagem expansiva. Tradução: Fernanda Coelho Liberali (org.). Campinas, SP: Pontes.
FREIRE, Paulo. (2005). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005, 42. ed.
GOULART, Cecília M.A. (2001). Letramento e polifonia: um estudo de aspectos discursivos do processo de alfabetização. Revista Brasileira de Educação, nº 18, 2001, p. 5-21.
HAYDU, Marcelo. (2011). A integração de refugiados no Brasil. In: RAMOS, André de C.; RODRIGUES, Gilberto; ALMEIDA, Guilherme A.; (orgs.). 60 anos de ACNUR: perspectivas de futuro. São Paulo: Editora CL- A Cultural.
INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS. QR Code no IEB. Disponível em: http://www.ieb.usp.br/qrcode/. Consultado em: 18.set.2020.
JUBILUT, Liliana L. (2011). A Judicialização do Refúgio. In: RAMOS, André de C.; RODRIGUES, Gilberto; ALMEIDA, Guilherme A.; (orgs.). 60 anos de ACNUR: perspectivas de futuro. São Paulo: Editora CL- A Cultural.
LIBERALI, F. C. (2015). Formação Crítica de Educadores: questões fundamentais. 3. ed. Campinas, SP: Pontes Editores.
LIBERALI, F. C. et al. (2015). Projeto Digit-m-ed Brasil: uma proposta de desencapsulação da aprendizagem escolar por meio dos multiletramentos. vol. 10, n. 3 – nov./dez., 2015.
LIBERALI, F. C. (2018). Cadeia Criativa: conceitos centrais In: Fernanda Coelho Liberali, Valdite Pereira Fuga. (Org..). Cadeia criativa: teoria e prática em discussão. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2018, v. 1, p. 11-32.
LIBERALI, F. C.; MEGALE, Antonieta. (Orgs.). (2019). Alfabetização, letramento e multiletramentos em tempo de resistência. Campinas, SP: Pontes Editores.
MAGALHÃES, M.C; LIBERALI, F.C. (2017). Entrelaces Vygotskyanos. Caderno de Resumos IV FÓRUM ISCAR-BRASIL, Londrina, 2017.
NEW LONDON GROUP. (1996). A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.


