O estado da arte da Educação para Imigrantes
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i25p2-14Palavras-chave:
Educação para Imigrantes, Fluxos migratórios contemporâneos, EscolarizaçãoResumo
Neste artigo analisamos o campo teórico da Educação para Imigrantes através da produção acadêmica relacionada à área com o objetivo de desvelar quais os principais desafios, as barreiras e as possibilidades que a presença imigrante desperta no debate educacional. A pesquisa exploratória foi realizada em repositórios de teses e dissertações de universidade paulistas, sendo selecionadas seis dissertações, cujos conteúdos foram analisados. O resultado desse levantamento é capaz de desvelar aspectos como: a trajetória da conquista do direito à educação, as práticas xenofóbicas, as relações entre os estudantes imigrantes e os nacionais, a perspectiva dos professores. São trabalhos que capturam as pequenas permanências e rupturas promovidas pela presença de estudantes imigrantes nas escolas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Metrics
Carregando Métricas ...
Downloads
Publicado
2020-12-01
Como Citar
de Carvalho Alves Braga, A. (2020). O estado da arte da Educação para Imigrantes. Ponto-E-Vírgula, (25), 2–14. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i25p2-14
Edição
Seção
Dossiê Imigrantes e Refugiados/as: Olhares de Dentro, Olhares de Fora