Empresariamento urbano: da teoria à prática do planejamento urbano estratégico na cidade de Belo Horizonte (2009-2019)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p6-18

Palavras-chave:

Empresariamento Urbano, Planejamento Estratégico, City Marketing, Belo Horizonte

Resumo

As cidades capitalistas, em seu estágio globalizado, informacional e tecnológico, assumem um protagonismo inegável na vida cotidiana dos cidadãos. A partir de ambiciosos projetos estratégicos, as cidades atuam no sentido de flexibilizar suas estruturas produtivas e comerciais, atrair investimentos, promover o turismo e a realização de grandes eventos, capacitando-as à inserção nas redes da economia global. As cidades se vendem freneticamente, mediante a afirmação de sua competitividade e respectivas vantagens locacionais. O “Plano Estratégico de Belo Horizonte 2030” (2009) visa a estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento econômico, garantir maior atratividade para investimentos, criar ambientes atrativos para turistas, promover a melhoria da qualidade de vida e, finalmente, criar uma imagem positiva da cidade. A reestruturação socioeconômica do município tem redesenhado suas estruturas internas, corroborando a tese da cidade como growth machine. O artigo busca compreender o “empresariamento urbano”, enquanto modelo de gestão e planejamento urbano contemporâneo, e analisar a aplicação da abordagem estratégica nas políticas urbanas empreendidas pela administração municipal de Belo Horizonte entre 2009 e 2019.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano dos Santos Diniz, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutor em Ciências Sociais, professor adjunto III do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), pesquisador dos grupos de pesquisa CITIES - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas em Cidades Inteligentes, Tecnológicas, Inovativas, Empreendedoras e Sustentáveis (CEFET-MG); NEPUR – Núcleo de Estudos e Pesquisa Urbana (PUC-SP) e LOGOS – Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais (CEFET/MG).

Cibelle Paula Batista da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Graduada em Administração pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG).

Paulo Fernandes Sanches Junior, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutor em Engenharia Civil, professor Associado II do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), pesquisador do grupo de pesquisa LOGOS – Processos e Sistemas Decisórios em Arranjos Organizacionais (CEFET/MG).

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Diniz, L. dos S., Silva, C. P. B. da, & Sanches Junior, P. F. (2021). Empresariamento urbano: da teoria à prática do planejamento urbano estratégico na cidade de Belo Horizonte (2009-2019). Ponto-E-Vírgula, (27), 6–18. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p6-18

Edição

Seção

Dossiê Cidade, Cultura, Trabalho