Empresariamento urbano: da teoria à prática do planejamento urbano estratégico na cidade de Belo Horizonte (2009-2019)
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p6-18Palabras clave:
Empresariamento Urbano, Planejamento Estratégico, City Marketing, Belo HorizonteResumen
As cidades capitalistas, em seu estágio globalizado, informacional e tecnológico, assumem um protagonismo inegável na vida cotidiana dos cidadãos. A partir de ambiciosos projetos estratégicos, as cidades atuam no sentido de flexibilizar suas estruturas produtivas e comerciais, atrair investimentos, promover o turismo e a realização de grandes eventos, capacitando-as à inserção nas redes da economia global. As cidades se vendem freneticamente, mediante a afirmação de sua competitividade e respectivas vantagens locacionais. O “Plano Estratégico de Belo Horizonte 2030” (2009) visa a estabelecer as diretrizes para o desenvolvimento econômico, garantir maior atratividade para investimentos, criar ambientes atrativos para turistas, promover a melhoria da qualidade de vida e, finalmente, criar uma imagem positiva da cidade. A reestruturação socioeconômica do município tem redesenhado suas estruturas internas, corroborando a tese da cidade como growth machine. O artigo busca compreender o “empresariamento urbano”, enquanto modelo de gestão e planejamento urbano contemporâneo, e analisar a aplicação da abordagem estratégica nas políticas urbanas empreendidas pela administração municipal de Belo Horizonte entre 2009 e 2019.