Política de saneamento básico no Brasil versus Agenda 2030

Autores

  • Elizabeth Borelli Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p19-32

Palavras-chave:

gestão da água, saneamento básico, Agenda 2030, políticas públicas

Resumo

Partindo do pressuposto de que a escassez de água e a contaminação aprofundam situações de extrema pobreza, o presente artigo tem por objetivo avaliar a atual situação de disponibilidade e gestão da água e saneamento no Brasil, de forma a constatar se a crescente desigualdade de renda e a polarização social, reforçadas por políticas neoliberais e tensões sociais associadas a incertezas, ameaçam a sustentabilidade econômica e social prevista no modelo de desenvolvimento proposto pela Agenda 2030. Foi utilizada uma metodologia indutiva, com base em investigações básicas estratégicas, de natureza descritiva, a partir de pesquisas bibliográficas e documentais. Através da análise de indicadores e fatos, o trabalho conclui o quão incipiente se encontra a política de saneamento básico no Brasil, sendo extremamente improvável que as metas estabelecidas pela Agenda 2030 se concretizem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elizabeth Borelli, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Universidad de Manizales - através do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales-CLACSO; Doutorado em Ciências Sociais: Sociologia (2006) e Mestrado em Economia Política (1999) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo , Graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1980), Especialização em Física Nuclear pela PUCSP e pela USP, Bacharelado e Licenciatura em Matemática , Bacharelado e Licenciatura em Física . É Professor Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos,participando também como pesquisadora do grupo de pesquisa Economia Industrial, Trabalho e Tecnologia e professora do Programa de Estudos Pós-graduados emControladoria e Finanças.Tem experiência nas áreas de Métodos Quantitativos, Economia e Ciências Sociais , atuando principalmente nos seguintes temas: urbanização, sustentabilidade  e estatística.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Borelli, E. (2021). Política de saneamento básico no Brasil versus Agenda 2030. Ponto-E-Vírgula, (27), 19–32. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p19-32

Edição

Seção

Dossiê Cidade, Cultura, Trabalho