Entre a eliminação e o dissenso: soberanismo bolsonarista contra o ethos democrático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i26p91-108

Palavras-chave:

bolsonarismo, democracia, soberania, Teoria do discurso

Resumo

Partindo do pressuposto gramsciano que ressalta o papel do intelectual na articulação de sentido, desenvolvemos uma análise crítica do discurso de Filipe G. Martins com a intenção de (des)construir elementos formais salientes do discurso bolsonarista, particularmente referidos ao significante ‘democracia’. Horizontal e excludente, o discurso bolsonarista formula uma significação de soberania que, se bem procura inserir-se nos marcos formais da democracia liberal, os seus fundamentos discursivos visam solapar o ethos democrático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tathiana Chicarino

Doutora e Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professora de pós-graduação na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (NEAMP) da PUC/SP e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Sociedade do Espetáculo Casper Líbero. Editora da Aurora, revista de arte, mídia e política. 

tschicarino@gmail.com

Sebastian Ronderos, University of Essex

Doutorando e professor no departamento de Governo da University of Essex. Pesquisador no Centro da Ideologia e a Análise do Discurso (cIDA), University of Essex, Colchester, Reino Unido.

Downloads

Publicado

2020-12-20

Como Citar

Chicarino, T., & Ronderos, S. (2020). Entre a eliminação e o dissenso: soberanismo bolsonarista contra o ethos democrático. Ponto-E-Vírgula, (26), 91–108. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i26p91-108

Edição

Seção

Dossiê Democracia para quê?