Sírios em situação de refúgio em São Paulo: entre a hospitalidade e a intolerância

Autores

  • Fabio Martinez Serrano Pucci Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)/UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i25p57-69

Palavras-chave:

Sírios, Refúgio, Muçulmanos, Preconceito, Xenofobia.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar até que ponto há preconceito contra os sírios em situação de refúgio em São Paulo. Utilizou-se o método qualitativo, sendo entrevistados tanto sírios quanto membros da comunidade sírio-libanesa e profissionais de organizações não-governamentais (ONGs). Os resultados indicam que esse acolhimento é ambíguo. Por um lado, os brasileiros são solidários e receptivos. Por outro lado, há casos evidentes de xenofobia– principalmente contra os sírios de religião muçulmana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabio Martinez Serrano Pucci, Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS)/UFSCar

Fabio Martinez Serrano Pucci*

*Mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP e doutorando em Sociologia pela UFSCar, ambos com bolsa FAPESP. Atua principalmente nos seguintes temas: alteridade, bolivianos, sírios, imigração, refúgio, racismo e segregação. Publicou, entre outros textos, os artigos “Moradia Provisória entre Bolivianos em São Paulo: ambiguidade e contingência”, nos Cadernos CRH, v. 32, n. 87, p. 609-22, “Bolivianos em São Paulo: territórios e alteridade”, na Revista PLURAL, Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 24.2, 2017; e o capítulo de livro “Bolivianos: inserção desigual, territórios e alteridade”, no livro Constelações urbanas: Territorialidades, fluxos, manifestações estético-política, pela EDUC - Editora da PUC-SP, em 2018, todos em coautoria com a Profa. Dra. Maura Pardini Bicudo Véras. Além disso, teve o artigo Cidadania enquanto “mercadoria política”: reflexões em torno do exemplo dos refugiados sírios na rota do Mediterrâneo aceito para ser publicado na próxima edição da Contemporânea, Revista de Sociologia da UFSCar, em coautoria com o Prof. Dr. Oswaldo Mário Serra Truzzi.

Downloads

Publicado

2020-12-01

Como Citar

Martinez Serrano Pucci, F. (2020). Sírios em situação de refúgio em São Paulo: entre a hospitalidade e a intolerância. Ponto-E-Vírgula, (25), 57–69. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2019i25p57-69

Edição

Seção

Dossiê Imigrantes e Refugiados/as: Olhares de Dentro, Olhares de Fora