Entre-Espaços | In-Between Spaces

Autores

  • Gabriela Nakagawa University of Waterloo

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p151-160

Palavras-chave:

fotografia, tempo-espaço, geografia urbana, cidade

Resumo

As cidades nos existem como camadas diversas, complexas, sobrepostas, entre objetos, artefatos e a indelével passagem do tempo. Mas que tempo? Onde e como sentimos o nosso tempo?

Num mundo em que sua vocação informática e informacional produz e destrói, permanentemente, espaços e barreiras, a cidade reflete um tempo descompassado. O tempo sentido, o tempo ditado e o tempo marcado não se correspondem entre si, apesar de convergirem em encontros individuais de ações concretas e factuais/reais. Esse desalinho de tempos ocorre sobre um espaço físico já construído e habitado, portanto, é inevitável que se reflita também na paisagem urbana, na forma de assimetrias e distorções.

Os registros deste ensaio pretendem revelar, ou omitir, os vestígios, ou evidências, dessas assimetrias; como rachaduras no tecido urbano, onde tempo e objeto ora se encontram, ora se perdem; expondo entre-espaços simbólicos dessa distorção de tempo-espaço, apontando a dissímil produção e consumo dos territórios na cidade. Ao mesmo tempo, desejar que haja sempre espaço para abrigar novas configurações, menos distorcidas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Nakagawa, University of Waterloo

Sou Gabriela Nakagawa, 45 anos, formada em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Waterloo, Canada, mas é como fotógrafa que venho pesquisando questões ligadas à construção do espaço urbano, de como nos relacionamos e construímos esse espaço. 

Exploro a complexidade das relações que acontecem dentre e sobre esses espaços, as disputas simbólicas dos territórios, a constante e ilimitada reconstrução das fronteiras entre as diversas camadas de tempo que compõem os centros urbanos.

Downloads

Publicado

2021-01-05

Como Citar

Nakagawa, G. (2021). Entre-Espaços | In-Between Spaces. Ponto-E-Vírgula, (27), 151–160. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p151-160