Entre-Espaços | In-Between Spaces

Auteurs-es

  • Gabriela Nakagawa University of Waterloo

DOI :

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p151-160

Mots-clés :

fotografia, tempo-espaço, geografia urbana, cidade

Résumé

As cidades nos existem como camadas diversas, complexas, sobrepostas, entre objetos, artefatos e a indelével passagem do tempo. Mas que tempo? Onde e como sentimos o nosso tempo?

Num mundo em que sua vocação informática e informacional produz e destrói, permanentemente, espaços e barreiras, a cidade reflete um tempo descompassado. O tempo sentido, o tempo ditado e o tempo marcado não se correspondem entre si, apesar de convergirem em encontros individuais de ações concretas e factuais/reais. Esse desalinho de tempos ocorre sobre um espaço físico já construído e habitado, portanto, é inevitável que se reflita também na paisagem urbana, na forma de assimetrias e distorções.

Os registros deste ensaio pretendem revelar, ou omitir, os vestígios, ou evidências, dessas assimetrias; como rachaduras no tecido urbano, onde tempo e objeto ora se encontram, ora se perdem; expondo entre-espaços simbólicos dessa distorção de tempo-espaço, apontando a dissímil produção e consumo dos territórios na cidade. Ao mesmo tempo, desejar que haja sempre espaço para abrigar novas configurações, menos distorcidas.

 

Biographie de l'auteur-e

Gabriela Nakagawa, University of Waterloo

Sou Gabriela Nakagawa, 45 anos, formada em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade de Waterloo, Canada, mas é como fotógrafa que venho pesquisando questões ligadas à construção do espaço urbano, de como nos relacionamos e construímos esse espaço. 

Exploro a complexidade das relações que acontecem dentre e sobre esses espaços, as disputas simbólicas dos territórios, a constante e ilimitada reconstrução das fronteiras entre as diversas camadas de tempo que compõem os centros urbanos.

Téléchargements

Publié-e

2021-01-05

Comment citer

Nakagawa, G. (2021). Entre-Espaços | In-Between Spaces. Ponto-e-Vírgula, (27), 151–160. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i27p151-160