A importância da (re) existência de espaços participativos: um estudo sobre a trajetória das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p111-122Palavras-chave:
Conferências Nacionais, Instituições Participativas, Análise documental, DeliberaçõesResumo
As Conferências Nacionais têm sido tema de estudos acadêmicos no contexto das Instituições Participativas. Nesta perspectiva, as Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente datam seu início o Brasil em 1995 e se configuram como uma comunidade de política. A hipótese de pesquisa surgiu a partir do entendimento de que elas representam um importante espaço de encontro capaz de reunir atores, projetar demandas e fomentar o debate público. A partir da pesquisa documental nos Anais das Conferências o objetivo foi analisar esse espaço de deliberação priorizando os temas abordados, características e funcionamento ao longo das edições. Os primeiros resultados demonstraram que as conferências são essenciais para a democracia e existem conquistas relevantes, contudo, ocorre pouca articulação com outros espaços deliberativos, enfraquecendo sua existência. A falta de espaços participativos diminui o debate público, esvazia a esfera pública e enfraquece a democracia.Downloads
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Publicado
2021-01-22
Como Citar
Silva, B. E., & Araújo, R. de P. A. (2021). A importância da (re) existência de espaços participativos: um estudo sobre a trajetória das Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente. Ponto-E-Vírgula, (28), 111–122. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p111-122
Edição
Seção
Dossiê Educação, Infâncias e Juventudes: Direitos e Contextos