Imagens que visibilizam as infâncias: A linguagem fotográfica na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p42-57

Palavras-chave:

Educação infantil, Linguagem Fotográfica, Infâncias, Documentação Pedagógica

Resumo

Com o avanço dos recursos tecnológicos e as discussões em torno da Documentação Pedagógica, a fotografia tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente educacional. É comum ver a divulgação de imagens das crianças no ambiente educativo, seja nas avaliações, nos sites das instituições e nos murais escolares. Assim, delimitou-se a problemática do presente estudo: como a linguagem fotográfica pode dar visibilidade às ações das crianças nos instrumentos de comunicação com as famílias? Definiu-se como metodologia a pesquisa qualitativa de abordagem documental. No presente estudo, analisaram-se narrativas elaboradas no ano de 2019, com a utilização de fotografias, por uma professora que atua com crianças de 4 anos na rede pública da cidade de São José do Rio Preto. Os dados foram categorizados em dois grandes eixos: narrativas oriundas das sessões investigativas e narrativas advindas de momentos presentes na rotina. Os dados foram analisados sob a ótica dos autores Salkeld (2014) e Lima (1995) sobre a linguagem fotográfica. Referente à fotografia na educação e Documentação Pedagógica, teve como base Fochi (2019a) (2019b), Hoyuelos e Riera (2019) e Rinaldi (2014). Os resultados das análises documentais apontam para a possibilidade do uso da fotografia, sendo esta compreendida enquanto linguagem e como registro dos processos de investigação das crianças. Observou-se, nos instrumentos analisados, a presença de imagens que buscam evidenciar as ações e os pensamentos das crianças, tanto nos momentos propostos por sessões, quanto nos momentos advindos das iniciativas infantis nas ações do cotidiano. Outro ponto de análise constituiu-se na linguagem escrita, percebendo-se a preocupação da professora em articular as duas linguagens, indo além da descrição das imagens e utilizando a escrita para informar e construir narrativas que valorizam as ações das crianças em uma dinâmica na qual imagem e texto se complementam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gilvana Menslin Oliveira da Maia, Universidade Regional de Blumenau Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul - SC

Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Sul. Mestre em Educação. Orientadora Educacional na Uninter, Polo de Apoio Presencial de São Francisco do Sul-SC. Fotógrafa social na Cores Fotografia.

Genecilda dos Santos, Universidade Paulista – UNIP

Professora de Educação Infantil, Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto - SP

Downloads

Publicado

2021-01-22

Como Citar

da Maia, G. M. O., & dos Santos, G. (2021). Imagens que visibilizam as infâncias: A linguagem fotográfica na educação infantil. Ponto-E-Vírgula, (28), 42–57. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p42-57

Edição

Seção

Dossiê Educação, Infâncias e Juventudes: Direitos e Contextos