Imagens que visibilizam as infâncias: A linguagem fotográfica na educação infantil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p42-57

Mots-clés :

Educação infantil, Linguagem Fotográfica, Infâncias, Documentação Pedagógica

Résumé

Com o avanço dos recursos tecnológicos e as discussões em torno da Documentação Pedagógica, a fotografia tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente educacional. É comum ver a divulgação de imagens das crianças no ambiente educativo, seja nas avaliações, nos sites das instituições e nos murais escolares. Assim, delimitou-se a problemática do presente estudo: como a linguagem fotográfica pode dar visibilidade às ações das crianças nos instrumentos de comunicação com as famílias? Definiu-se como metodologia a pesquisa qualitativa de abordagem documental. No presente estudo, analisaram-se narrativas elaboradas no ano de 2019, com a utilização de fotografias, por uma professora que atua com crianças de 4 anos na rede pública da cidade de São José do Rio Preto. Os dados foram categorizados em dois grandes eixos: narrativas oriundas das sessões investigativas e narrativas advindas de momentos presentes na rotina. Os dados foram analisados sob a ótica dos autores Salkeld (2014) e Lima (1995) sobre a linguagem fotográfica. Referente à fotografia na educação e Documentação Pedagógica, teve como base Fochi (2019a) (2019b), Hoyuelos e Riera (2019) e Rinaldi (2014). Os resultados das análises documentais apontam para a possibilidade do uso da fotografia, sendo esta compreendida enquanto linguagem e como registro dos processos de investigação das crianças. Observou-se, nos instrumentos analisados, a presença de imagens que buscam evidenciar as ações e os pensamentos das crianças, tanto nos momentos propostos por sessões, quanto nos momentos advindos das iniciativas infantis nas ações do cotidiano. Outro ponto de análise constituiu-se na linguagem escrita, percebendo-se a preocupação da professora em articular as duas linguagens, indo além da descrição das imagens e utilizando a escrita para informar e construir narrativas que valorizam as ações das crianças em uma dinâmica na qual imagem e texto se complementam.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Metrics

Chargements des mesures ...

Bibliographies de l'auteur-e

Gilvana Menslin Oliveira da Maia, Universidade Regional de Blumenau Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul - SC

Professora de Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Sul. Mestre em Educação. Orientadora Educacional na Uninter, Polo de Apoio Presencial de São Francisco do Sul-SC. Fotógrafa social na Cores Fotografia.

Genecilda dos Santos, Universidade Paulista – UNIP

Professora de Educação Infantil, Rede Municipal de Ensino de São José do Rio Preto - SP

Téléchargements

Publié-e

2021-01-22

Comment citer

da Maia, G. M. O., & dos Santos, G. (2021). Imagens que visibilizam as infâncias: A linguagem fotográfica na educação infantil. Ponto-E-Vírgula, (28), 42–57. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p42-57

Numéro

Rubrique

Dossiê Educação, Infâncias e Juventudes: Direitos e Contextos