Agência na Sociologia:

os diferentes usos do conceito de agência em Weber, Giddens e Latour

Autores

  • Alysson Hubner Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Palavras-chave:

Agência, Consciência, Não-humanos

Resumo

O presente artigo procura analisar a noção de agência na sociologia a partir de Weber, Giddens e Latour. Apesar da noção ou do conceito (agência) ser o mesmo, ele apresenta algumas diferenças significativas. Assim, podemos observar quais são os elementos intercambiáveis e suas especificidades em cada autor. A noção de agencia tem sido utilizada de maneira ampla, muitas vezes perdendo o seu real significado a partir dos autores que são utilizados. O artigo está dividido em três partes. A primeira introdutória, apresenta a noção de agência em Weber para demonstrar a questão da subjetividade na ótica sociológica. Já a segunda parte aborda a questão da agência em Giddens, demonstrando uma maior complexidade da noção aonde a noção de ator competente ganha notoriedade. Na terceira e última parte é abordada a noção de agência em Latour, aonde a agência é observada como uma construção de redes sócio-técnicas a partir dos não-humanos. Os resultados apontam para uma heterogeneidade nas noções de agência na sociologia, sendo muito mais sofisticada a noção de agência em Giddens para compreender a ação dos humanos, enquanto que a associação de não-humanos em Latour permite observar outras relações em redes mais amplas.

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Biografia do Autor

Alysson Hubner, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Graduação em Ciências Políticas e Sociais

Mestre em Sociologia Política UFSC

Doutor em Sociologia UFPB

Professor de Sociologia do IFSUL

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Publicado

2023-10-27

Como Citar

Hubner, A. (2023). Agência na Sociologia:: os diferentes usos do conceito de agência em Weber, Giddens e Latour. Ponto-E-Vírgula, 1(33). Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/pontoevirgula/article/view/54662