Edgar Morin, um humanista planetário

Autores

  • Maria Margarida Cavalcanti Limena PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p8-20

Palavras-chave:

Complexidade, Pensamento complexo, Política de Civilização, Razão Aberta

Resumo

Este artigo presta uma homenagem a Edgar Morin, celebrando o seu centenário. Aos 100 anos, Morin continua a ser o intelectual infatigável, íntegro e polivalente, cujas ideias vêm contribuindo significativamente para as diversas áreas do conhecimento. Passando por sua trajetória intelectual, desde a construção de uma razão aberta – crítica e autocrítica - que possibilitou a Morin a configuração das bases para sua reflexão sobre O Método, bem como suas análises sobre os diversos temas que perpassam sua vastíssima obra, busca-se aqui recuperar as bases de seu pensamento, o que fornece outros parâmetros para pensar o mundo e o homem, naquilo que ele tem de complexo: sua vida, seu destino, as possibilidades de realização de sua humanidade. Suas ideias sinalizam a possibilidade de construção de uma política de civilização capaz de proporcionar à sociedade o pleno desenvolvimento das capacidades humanas e técnicas, por meio da busca pela religação e pela complexidade, que se nutrem de um novo pensar, a partir de um humanismo reformulado em função das incertezas inerentes às possibilidades de um futuro melhor para nossa comunidade de destino. Por meio de seu compromisso permanente entre a cultura científica e a cultura das humanidades, como premissa para a formação, chega-se ao Edgar Morin centenário, que continua a desempenhar a tarefa de convocar as novas gerações a resistir, propondo uma política de civilização capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

CARVALHO, E.A., Tecnociências e sistemas complexos contemporâneos. In: CARVALHO, E.A., MENDONÇA, T. (orgs.) Ensaios de Complexidade II. Porto Alegre, Editora Sulina, 2003.

MORIN, E. Ciência com Consciência. Lisboa, Europa-América, s/d

MORIN, E. As grandes questões de nosso tempo. Lisboa, Editorial Notícias, 1970.

MORIN, E. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro, Bertrand, Brasil, 2002. Tradução de Flávia Nascimento.

MORIN, E. Fraternidade – para resistir à crueldade do mundo. São Paulo, Palas Athena, 2019. Tradução de Edgard de Assis Carvalho.

MORIN, E. Entrevista a Olivier Metzger, Le Monde, disponível em: <https://www.lemonde.fr/idees /article/2020/04/19>. Acessado: 19 abr. 2019

Downloads

Publicado

2021-12-21

Como Citar

Cavalcanti Limena, M. M. (2021). Edgar Morin, um humanista planetário. Ponto-E-Vírgula, (29), 8–20. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2021i29p8-20