Entre as maresias e enchentes:

retrato das classes multisseriadas no período da cheia em uma escola rural da região de várzea do município de Alenquer-PA

Autores

  • Diogo dos Santos Vieira UFOPA
  • Luciandro Tássio Ribeiro de Souza UFOPA Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2025i37e68940

Palavras-chave:

Classes multisseriadas, Escola, Região de várzea, Alunos, Alenquer-PA

Resumo

O estudo em questão consiste em debater questões acerca das classes multisseriadas em uma escola rural situada na região de várzea do município de Alenquer-PA. Seguindo essa linha de raciocínio, as classes multisseriadas reúnem singularidades de alunos em diferentes faixas etárias em uma única sala de aula, gerando grandes desafios para o professor alfabetizar e realizar diversificadas atividades com os alunos. Perante a essas informações, este trabalho objetivou investigar quais são os principais desafios dos professores ao trabalhar com alunos de educação infantil e anos iniciais da educação básica nas classes multisseriadas em uma escola rural situada na região de várzea do município de Alenquer-PA. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que será utilizada como instrumento de coleta de dados, entrevistas e depoimentos de docentes que atuam nas classes multisseriadas. Os resultados apontam que os professores fazem o que podem para alfabetizar, buscando alternativas para deixar as aulas mais atrativas e que atendam os alunos de modo que não os deixem excluídos. Como considerações, ponderamos, que há muito a ser aprimorado no que tange às escolas rurais situadas na região de várzea, a exemplo, pensar em políticas públicas para essa modalidade e na formação de professores para que possam atuar com seriedade e compromisso em meio às peculiaridades geográficas locais.

Biografia do Autor

Diogo dos Santos Vieira, UFOPA

Mestre em Ciências da Sociedade pela Universidade Federal do Oeste do Pará-UFOPA; Especialista em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e o Mundo do Trabalho pela Universidade Federal do Piauí UFPI; Especialista em Ciências Sociais pelo Instituto Mineiro de Educação Superior IMES; Especialista em Docência e Prática das Artes Visuais pela faculdade Fócus Paraná; Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante FAVENI; Graduando em Ciências Sociais pelo Escola Técnica Professor Everardo Passos - ETEP; Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Santarém CEULS ULBRA. Foi bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID, na modalidade iniciação à docência pelo Centro Universitário Luterano de Santarém, vinculado ao projeto/subprojeto CEULS Multidisciplinar (Educação Física e Pedagogia) através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior (CAPES); além de no respectivo período vigente ter sido voluntário de projeto de extensão Ações Socioeducativas no Ciclo de Formação Geral CEULS-ULBRA. As linhas de interesse de pesquisas são: Educação do campo: escolas rurais e ribeirinhas, arte educação, cultura, formação de professores, estudos etnográficos na realidade escolar. Faz parte do membro de pareceristas da revista Unilasalle vinculada a Universidade La Salle-Canoas RS.

Luciandro Tássio Ribeiro de Souza, UFOPA Universidade Federal do Oeste do Pará

Atualmente, sou doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Sociedade, Natureza e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSND/UFOPA). Minhas formações acadêmicas também incluem: Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA, 2022-2024); Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literaturas da Língua Portuguesa, pela Universidade Luterana do Brasil (2014-2017); Graduação em Licenciatura em Informática Educacional, pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2018-2022); Graduação em Licenciatura em Pedagogia, pelo Centro Universitário Internacional (2023-2024). Especialização em Letras - Português e Literatura, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2019-2020); Especialização em Educação Especial, Inclusiva e Libras, pela Faculdade Estratego (2021-2022); Especialização em Tecnologias Digitais e Educação a Distância, pela Faculdade Estratego, (2023-2023) e Especialização em Gestão Educacional e Docência no Ensino Básico e Superior, pela Faculdade Estratego (2023-2023). Além disso, sou membro de grupos de pesquisa, incluindo o NEPECGIM - Núcleo de Ensino e Pesquisa sobre Espaço e Currículo de Geografia e Imagem e Multiculturalismo, desde 2020, e, do Grupo de Pesquisa PRÁXIS UFOPA, desde 2022, sob a coordenação da Professora Doutora Tania Suely Azevedo Brasileiro, da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

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Publicado

2025-07-22

Como Citar

Vieira, D. dos S., & Souza, L. T. R. de . (2025). Entre as maresias e enchentes:: retrato das classes multisseriadas no período da cheia em uma escola rural da região de várzea do município de Alenquer-PA. Ponto-e-Vírgula, 1(37). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2025i37e68940