Entre as maresias e enchentes:
retrato das classes multisseriadas no período da cheia em uma escola rural da região de várzea do município de Alenquer-PA
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2025i37e68940Palavras-chave:
Classes multisseriadas, Escola, Região de várzea, Alunos, Alenquer-PAResumo
O estudo em questão consiste em debater questões acerca das classes multisseriadas em uma escola rural situada na região de várzea do município de Alenquer-PA. Seguindo essa linha de raciocínio, as classes multisseriadas reúnem singularidades de alunos em diferentes faixas etárias em uma única sala de aula, gerando grandes desafios para o professor alfabetizar e realizar diversificadas atividades com os alunos. Perante a essas informações, este trabalho objetivou investigar quais são os principais desafios dos professores ao trabalhar com alunos de educação infantil e anos iniciais da educação básica nas classes multisseriadas em uma escola rural situada na região de várzea do município de Alenquer-PA. A metodologia utilizada neste trabalho é a pesquisa de campo com abordagem qualitativa, que será utilizada como instrumento de coleta de dados, entrevistas e depoimentos de docentes que atuam nas classes multisseriadas. Os resultados apontam que os professores fazem o que podem para alfabetizar, buscando alternativas para deixar as aulas mais atrativas e que atendam os alunos de modo que não os deixem excluídos. Como considerações, ponderamos, que há muito a ser aprimorado no que tange às escolas rurais situadas na região de várzea, a exemplo, pensar em políticas públicas para essa modalidade e na formação de professores para que possam atuar com seriedade e compromisso em meio às peculiaridades geográficas locais.
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