Ciências Sociais e mercado editorial A coleção “Grandes Cientistas Sociais” no contexto da expansão do ensino superior no Brasil após a Reforma de 1968

Autores/as

  • Daniel Rodrigues Aurélio Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i12p%25p

Palabras clave:

Mercado Editorial, Ciências Sociais, Educação, Sociologia no Brasil

Resumen

Este artigo tem como objetivo delinear o tema, as hipóteses e o quadro teórico central de minha dissertação de mestrado intitulada “Bibliografia Básica: a coleção ‘Grandes Cientistas Sociais’ e a relação entre o mercado editorial e a expansão do ensino superior brasileiro nos anos 1970 e 1980”. A proposta inclui examinar a dinâmica de seleção das obras organizadas por acadêmicos no papel de editores e mediadores, e tentar relacioná-las com a expansão do ensino superior no país, no plano de graduação e pós-graduação, processo decorrente da Reforma de 1968, com o intuito, ainda, de aferir os seus efeitos paradoxais: os impactos da “modernização conservadora” na educação e a contribuição da coleção da Ática para a formação de diferentes gerações de cientistas sociais.

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Biografía del autor/a

Daniel Rodrigues Aurélio, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP

Graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, especialista em Globalização e Cultura e Sociopsicologia pela EPG/FESPSP e mestrando em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Bolsista Capes.

Publicado

2013-08-13

Cómo citar

Aurélio, D. R. (2013). Ciências Sociais e mercado editorial A coleção “Grandes Cientistas Sociais” no contexto da expansão do ensino superior no Brasil após a Reforma de 1968. Ponto-e-Vírgula, (12). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2012i12p%p

Número

Sección

Artigos