Educação, projetos de vida e participação política da juventude

Autores

  • Ana Maria Klein Educação - UNESP
  • Julio Cesar Torres Educação - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2015i17p%25p

Palavras-chave:

Educação, juventude, projetos de vida, cidadania, participação política

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir as relações entre projetos de vida, juventude e escola, tendo como foco o interesse e a participação política desse segmento da população. Trata-se de pesquisa de natureza bibliográfica e documental. O referencial teórico apoia-se em pesquisas nacionais e internacionais acerca do jovem na sociedade contemporânea, e o papel da educação no processo de descentração e construção de projetos vitais. A partir de apontamentos da área da sociologia, da antropologia e da axiologia, discutem-se os conceitos de juventude, tomando-se como contexto os valores, a sociedade e a cultura, apreendendo-se, desse modo, a problemática da cidadania e a questão dos interesses coletivos. Os resultados indicam baixo comprometimento de jovens com as questões cívicas, ou com aquelas que transcendem o autointeresse, podendo dificultar a adoção de projetos que visam a fins coletivos. Desse modo, no que que concerne à participação política da juventude, a escola ocupa um lugar importante socialmente, pois tem como uma de suas responsabilidades a formação para o exercício da cidadania.

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Biografia do Autor

Ana Maria Klein, Educação - UNESP

Julio Cesar Torres, Educação - UNESP

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Como Citar

Klein, A. M., & Torres, J. C. (2016). Educação, projetos de vida e participação política da juventude. Ponto-e-Vírgula, (17). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2015i17p%p

Edição

Seção

Dossiê - Jovens latino-americanos: práticas culturais, políticas e comunicacionais