Cultura popular e educação popular: convergências e divergências

Autores

  • Luiz Eduardo W. Wanderley

DOI:

https://doi.org/10.23925/1982-4807.2011i10p%25p

Palavras-chave:

senso comum, cultura, educação, cultura popular, educação popular, culturas urbanas, Curso de Verão, Agenda cultural da Ação Educativa

Resumo

O texto aborda, inicialmente, as noções de folclore, tradição e senso comum, mostrando ambivalências e assimetrias. Depois, traz à luz comentários sobre os conceitos de cultura, cultura popular e educação de base no Movimento de Educação de Base (1961-1965). E cita afirmações de autores sobre cultura popular, culturas urbanas, e suas relações com a educação. Exemplifica este contexto com iniciativas governamentais e da sociedade civil: Virada Cultural; Curso de Verão realizado pelo Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular – CESEEP; a Agenda Cultural da Periferia produzida pela organização Ação Educativa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Como Citar

Wanderley, L. E. W. (2013). Cultura popular e educação popular: convergências e divergências. Ponto-e-Vírgula, (10). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2011i10p%p

Edição

Seção

Dossiê Educação e Cultura