As mãos negativas
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2011i10p%25pPalabras clave:
educação, cultura, representações simbólicas.Resumen
O artigo tem como objetivo refletir sobre os múltiplos significados da construção de um saber ampliado, processo que considere a evolução humana desde seus primórdios e seu desenvolvimento – a Cultura -, e o que se tornou o que hoje denominamos Educação. Os movimentos na busca da compreensão dos diferentes modos de expressão das produções humanas têm como base uma atitude inter e transdisciplinar - de respeito, acolhimento, despojamento de idéias pré-concebidas, e superação de paradigmas fechados em suas certezas incontestáveis.Utilizamos como metáfora destas aproximações as pinturas rupestres denominadas “mãos negativas”, em suas amplas possibilidades de entendimento e seus mistérios, tomando também como apoio as palavras de um poema de Marguerite Duras - Les Mains Negatives - duas expressões de cultura material que têm sido um ponto pulsante nas nossas reflexões sobre os sentidos da vida humana e seus legados.Métricas
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Cómo citar
Brandão, V. M. A. T. (2013). As mãos negativas. Ponto-e-Vírgula, (10). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2011i10p%p
Número
Sección
Dossiê Educação e Cultura
Licencia
Derechos de autor 1969 Ponto-e-Vírgula : Revista de Ciências Sociais

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