Framing the Crisis: the Case of the Chicago Press
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2016i19p%25pPalabras clave:
Opinião Pública, Subprime, ImprensaResumen
Neste artigo propomos o deslindar do processo de formação da opinião pública norte-americana no momento inicial da crise do subprime (2007), que posteriormente desencadearia uma crise global. Para o efeito cruzamos sincronicamente a perceção da população acerca do tema, por via de sondagens de opinião, com o discurso mediático que ia sendo produzido. Desta forma tentamos perceber como a opinião pública se deixava permear pela agenda mediática e vice-versa. A questão da crise marcaria inapelavelmente a campanha eleitoral de 2008 e a discussão pública. Como estudo de caso, optamos por analisar a imprensa de Chicago já que o candidato que melhor se posicionava para ser eleito presidente era o senador por Illinois, Barack Obama. Como conclusão substantiva, podemos sublinhar que a opinião pública formulou a sua compreensão do fenômeno da crise atendendo a aspectos de natureza emocional/subjetiva, relativizando para segundo plano argumentos de natureza mediática e institucional.Métricas
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Publicado
2016-10-04
Cómo citar
Reis, B. C., Ceglia, F., & Magos, S. R. (2016). Framing the Crisis: the Case of the Chicago Press. Ponto-e-Vírgula, (19). https://doi.org/10.23925/1982-4807.2016i19p%p
Número
Sección
Dossiê Crise Política



