É possível consumir um filme, um telejornal e desfrutar de um sabonete? Empregos linguístico-discursivos referentes ao ato de consumir
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p5-26Palabras clave:
Acepções de consumo, Práticas de consumo, Modos de consumo de bens simbólicosResumen
O texto discute empregos linguístico-discursivos do termo consumo derivados de flexões do verbo consumir. Parte da premissa de que o emprego da palavra consumo tem adquirido evidência nos enunciados em recentes trabalhos acadêmicos publicados no Brasil. A fim de tentar explicar tal ocorrência o texto aborda algumas modalidades de consumo de bens simbólicos midiáticos e de bens não simbólicos e suas relações com a cultura material na atualidade. Procura relacionar a concepção do produto ou bem, usos sociais e funcionalidades com designações verbais existentes na língua portuguesa relativas a atos de consumo. Discorre sobre o caráter precípuo da seguinte interrogação: quais formas usuais da língua portuguesa marcam ou refletem os modos de contato e de utilização de bens de materiais e de bens simbólicos?Descargas
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Publicado
2018-08-21
Cómo citar
Palacios, A. da R. J., & Serra, J. P. M. (2018). É possível consumir um filme, um telejornal e desfrutar de um sabonete? Empregos linguístico-discursivos referentes ao ato de consumir. Ponto-E-Vírgula, (23), 5–26. https://doi.org/10.23925/1982-4807.2018i23p5-26
Número
Sección
Artigos