Correr para onde? A aceleração escolar de crianças com Altas Habilidades/Superdotação
DOI:
https://doi.org/10.23925/1982-4807.2020i28p72-82Resumen
São características dos alunos com Altas Habilidades/Superdotação a capacidade acima da média, o envolvimento com a tarefa e a criatividade. Quando a escola desconsidera a potencialidade destes alunos e apresenta um currículo descontextualizado com atividades repetitivas e pouco desafiadoras, é comum que estes alunos logo se apresentem de maneira enfadonha e indisciplinar. Para estes casos a aceleração tem se apresentado como uma possibilidade de ajustamento, onde o aluno avançaria em seus anos escolares reduzindo seu percurso escolar. Observa-se que tal medida, entretanto, pode gerar diferentes implicações. A legislação brasileira oferece respaldo para que a aceleração aconteça, porém, outros entraves são encontrados pelo aluno que deseja avançar em seus estudos acadêmicos, mostrando-se assim uma solução temporária aplicável apenas em uma curta fase da vida escolar. As alternativas à aceleração também encontram obstáculos de ordem prática e administrativa. O estudo aponta para a necessidade de formação de professores e desburocratização do sistema de ensino.